!Barcelona es poderosa!
19:37 | Author: Baile Átha Cliath

É pessoal, finalmente conheci Barcelona. Tinha, no mochilão de 2009, esse destino na minha rota mas infelizmente na ocasião não foi possível ir a cidade.

Até então, eu conhecia uma grande metrópole européia que é Londres. As demais cidades, ainda que tivessem importâncias distintas (cultural e/ou histórica por exemplo), não tinham um peso tão significativo de ordem econômica atualmente, pelo menos não explicitamente.

Grandes cidades européias que eu conhecia (tirando Londres):

  • Berlin - indústria de turismo e serviços muito desenvolvida, mas por sua história unica, e condições de sitio que a cidade enfrentou, não tem uma indústria muito pujante;
  • Roma;
  • Viena.
Barcelona logo na chegada já se mostrou uma potência. A estrutura proporcionada para os turistas é a melhor que eu já vi na minha vida. O volume de informações, organização, freqüência do transporte público, qualificação do pessoal que trabalha nessa indústria e etc foi de tirar o chapéu.

Uma das coisas que eu mais pagava pau pra Londres é o seu transporte público. Amplo e integrado. Em Barcelona, não só amplo é o transporte público (claro que se trata de uma cidade bem menor que nem tem muito para onde se expandir segundo meu ex colega de trabalho Lorenzo) como também ainda mais integrado, na medida em que, além de ônibus e metro, existe um bondinho que está "incluído no pacote". As estações de metro, especialmente as mais novas, estão todas decoradas com temas não publicitários, ou pelo menos com um nível de poluição visual bem menor do que poderia ser. Em uma das estações, que não me lembro do nome agora, de cada 8 painéis 1 era de publicidade. Todos os demais tinham um "Q" artístico como por exemplo uma mescla de borboletas e folhas secas em um fundo branco, muito bonito.

Aliás, a cidade respira arte. É evidente o capricho, atenção e dinheiro que é investido neste quesito. Em muitos detalhes onde o mais fácil e barato seria fazer algo mais simples, existe algum diferencial que individualiza a cidade.

Para não tornar tão longo esse post, vou apenas contar um fato curioso que ocorreu logo que eu cheguei.

Já tínhamos recebido aqui em casa por 2 dias 2 gurias de Barcelona que são amigas de um amigo da Marina. As gurias não eram um mar de simpatia e constantemente falavam em catalão na nossa frente, na cara dura. Rodrigo, creio que seguindo meu exemplo, deu no meio delas um dia aqui de tarde e perguntou porque não falávamos todos em português. BEM RODRIGO! Além disso, já tinha recebido inúmeros relatos de que os catalães não são lá muito amigáveis e são bem fechados e arrogantes. Aconteceu que, quando cheguei no aeroporto de Barcelona, fui até um quiosquezinho de atendimento a turistas para me informar como chegar ao apê da Emi. O nome da rua é "Lluis qualquercoisa", estranhei um pouco o "LL" no início do nome Lluis e perguntei pra moça se aquilo estava realmente certo. Ela respondeu: "Sim, é catalão!". hehehehe, na hora, na chegada, no meu primeiro contato, já vi que para os turistas eles fazem questão de deixar isso bem claro.

Tirando isso, claro que toda a estrutura de comunicação da cidade está em catalão. Nos lugares turísticos a ordem é a seguinte: 1. Catação, 2. Inglês e 3. Espanhol.

Mais ou menos isso aí galera, conto mais (e muito mais) ao vivo mostrando alguma foto.
This entry was posted on 19:37 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: