É amigos, este blog não se resume apenas a lamúrias sentimentais e relatos cotidianos de um pobre coitado em um país distante. Espero contribuir com alguma informação útil para os meus leitores (se é que ainda estão se bandeando por esta querência).
O sistema de auxílio aos cidadãos irlandeses é bem falho, deixando muita brecha pra quem quer apenas mamar nas fartas tetas do governo. Desde que comecei a trabalhar achei estranho o fato de minhas colegas irlandesas trabalharem apenas Part-Time (20h por semana) quando poderiam facilmente conseguir um contrato Full-Time (40h por semana) e ganhar o dobro, óbvio. Presumi que elas tinham familia com grana e que não precisavam se matar trabalhando. Mas a ingenuidade foi muita ao pensar isso. Na verdade elas são umas Knackers* que aproveitam os benefícios que o governo irlandes disponibiliza aos "desafortunados" que trabalham apenas 20h por semana. Dentre os benefícios estão: Menor contribuição com impostos, acesso gratuito a saúde e blá blá... No final das contas isso tudo desestimula quem quer trabalhar duro porque a diferença real de salário entre os que trabalham full-time e part-time fica muito pequena. A questão dos incentivos deveria ser revisada nesse sistema. Outra coisa que acontece é a diminuição de irlandeses nos altos níveis hierárquicos das empresas. Por exemplo, onde eu trabalho, todos os supervisores que tive ate agora foram de países como: Lituânia, Índia, Brasil e Espanha. Isso porque as empresas cobram que os funcionários no comando façam full-time, é claro. Dentro dessa realidade, os irlandeses ficam estagnados numa determinada camada operacional de uma empresa e os estrangeiros tomam conta de tudo isso. O que sustenta esse ciclo é o dinheiro que os estrangeiros pagam de impostos ao governo. Palhaçada!
E tem mais. O professor do André (que é irlandes) contou casos de amigos dele que estão no Dole, que é o seguro desemprego deles, há muito tempo. Tudo isso num esquema bizarro. Eles enviam currículos pela internet para empregos para os quais não são qualificados e não tem nenhuma chance de conseguir. Recebem uma carta (um comprovante) constando que não foram bem sucedidos na tentativa e apresentam esse documento mensalmente ao governo para continuarem recebendo a grana. Esses caras ficam o dia inteiro jogando videogame e sendo sustentados pelo governo. Esse seguro consiste em mais de 200 euros por semana mais o aluguel do lugar onde o cidadão irlandes mora. Mais do que o suficiente pra viver numa boa. Li esses tempos no jornal que o Dole é considerado generoso demais por especialistas.
Lembrando que os dados usados para fazer essa análise não têm fonte 100% confiável (até porque esse tipo de coisa é bem complicada em qualquer país do mundo).
*Irish term of affection for general scum (low lifes). Originally originating from a term of reference for travellers. But nowadays covering whole spectrum of degenerates.
1 comentários:
É... mas as tetas do governo estão secando...